TRF6 JÁ TEM A SUA PRIMEIRA DESEMBARGADORA FEDERAL

monica_sifuentes-ajufemg.jpgA AJUFEMG vem a público externar, com alegria e satisfação, que a nossa associada, DESEMBARGADORA FEDERAL Mônica Sifuentes, faz história, tornando-se a primeira integrante da nova Corte Federal.

Às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de janeiro de 2022, encerrou-se o prazo legal para que os atuais Desembargadores Federais do TRF1 se manifestassem quanto ao desejo de integrar o Tribunal Regional Federal das Minas Gerais (TRF6), instituído pela Lei 14.226/2021. 

Mineira de Belo Horizonte, a DESEMBARGADORA FEDERAL Mônica Sifuentes é magistrada de carreira há quase 30 anos, reconhecida e admirada como uma das grandes referências do pensamento jurídico nacional. 

Com livros publicados, amor pela Literatura e dedicação acadêmica, é Especialista em Tráfico Internacional de Pessoas pela American University Washington College of Law, Mestre em Direito Econômico pela UFMG, além de Doutora em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa, título revalidado pela UFMG. 

Por mais de 10 anos, exerceu a função de Juíza de Enlace (Juíza de Ligação) no Brasil para a Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, Países Baixos, tornando-se internacionalmente conhecida. Em razão de sua atuação internacional, a DESEMBARGADORA FEDERAL Mônica Sifuentes foi indicada pelo Presidente da República para concorrer a uma das vagas do Tribunal Penal Internacional - TPI, responsável por julgar pessoas que cometeram crimes de genocídio, de guerra e crimes contra a humanidade. 

A AJUFEMG, ao tempo em que se orgulha e parabeniza a DESEMBARGADORA FEDERAL Mônica Sifuentes, lhe deseja sorte e sucesso nessa nova trajetória profissional, confiante de que, diante dos desafios a serem enfrentados, emprestará ao TRF6 toda a sua experiência e vivência na magistratura federal.



Mário de Paula Franco Júnior

Presidente da AJUFEMG