AJUFEMG e DIREF realizam visita à subseção judiciária de Contagem

altAtravés de iniciativa das juízas federais Cristiane Miranda Botelho e Regina Maria de Souza Torres, diretores do foro, representantes da diretoria da AJUFEMG e  associados da instituição realizaram visita ontem, 29/08/2012, à subseção judiciária de Contagem para conhecerem as suas instalações e acompanharem os progressos já realizados na subseção. Avaliar as condições de trabalho dos servidores e magistrados e conferir algumas demandas que surgem pela má conservação do edifício deixada pelo proprietário do imóvel também foram objetivos da visita.

Com competência especializada em Juizado Especial Federal, a subseção atua somente nas causas que não sobejam 60 salários mínimos, atendendo à camada mais carente da população, sobretudo nos feitos de natureza previdenciária. “Aqui funciona uma central de perícias, na qual os exames médicos são realizados e que está em funcionamento um projeto piloto de perícias conciliatórias. Por este projeto, nas ações postulando auxílio doença, auxílio acidente ou aposentadoria por invalidez, o processo é distribuído e encaminhado diretamente à central de perícias. Com menos de 20 dias é agendado o exame pericial médico, do qual participam o perito do INSS e havendo acordo na conclusão do laudo entre o perito judicial e o médico assistente do INSS, o benefício é implantando administrativamente, sem sequer haver citação do INSS, o que agiliza consideravelmente o andamento dos feitos. A citação do INSS somente ocorre no caso de discordância dos peritos. Em agosto foram realizadas 260 perícias”, explicou Cristiane Botelho.

A organização e dedicação dos magistrados, servidores e todos que apóiam as atividades judicantes em Contagem foram destacadas pelos visitantes. De acordo com o presidente da AJUFEMG, José Carlos Machado Júnior, “a melhor das impressões foram passadas. As instalações são muito apropriadas para receber o público, realizar perícias e outras atividades inerentes à subseção. Se os trabalhos em Contagem estão em dia, é resultado do cuidado, atenção e organização, dignos de nota. A AJUFEMG agradece a oportunidade e se coloca à disposição para qualquer atuação que possa beneficiar ainda mais a subseção de Contagem e os trabalhos aqui realizados”.

“Uma visita como esta nos permite ver as belas iniciativas tomadas e contribuições dadas pelos magistrados e servidores dadas para a devida prestação jurisdicional e engrandecimento do poder judiciário junto à comunidade de Contagem. As admiráveis ações aqui tomadas, apesar de problemas como déficit de servidores e defeitos na estrutura do prédio, falam de perto ao interesse da comunidade local mais necessitada. O saldo da visita é extremamente positivo”, destacou o diretor do foro da seção judiciária de Minas Gerais, Guilherme Doehler
  

Sandro Starling