Novo presidente da Ajufemg afirma que criação do TRF de Minas deve ser bandeira de todos os mineiros

Anotando caderno notebookA Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) está sob novo comando. O juiz José Carlos Machado Júnior, que é secretário-geral da Ajufe, foi eleito presidente da entidade em eleição ocorrida no último dia 14 de dezembro, por meio de chapa única (Chapa "União e Trabalho"). José Carlos já presidiu a entidade no biênio 2005/2006. "É uma honra retornar à Presidência da Ajufemg, após quatro anos, ciente de que o trabalho associativo deve ser uma contribuição constante de todo magistrado. Cada presidente e cada diretor que por aqui passaram contribuíram para o crescimento e para a atuação associativa", disse o juiz.

Embora tenham assumido formalmente a direção da Ajufemg no último dia 6 de janeiro, será realizada, em breve, uma solenidade de posse dos novos integrantes da Associação. A intenção do juiz José Carlos é a que a cerimônia ocorra em fevereiro (em dia ainda a ser definido), juntamente com uma reunião descentralizada da diretoria da Ajufe. Convite neste sentido já foi feito ao presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, que parabenizou a nova direção da Ajufemg e afirmou que a associação mineira terá na Ajufe uma grande parceira na defesa dos direitos e prerrogativas dos colegas de Minas Gerais.

"Estão de parabéns os colegas de Minas Gerais pela escolha da nova diretoria da Ajufemg, extensivo aos colegas que deixam agora a associação, o que faço em nome do colega Ivanir, agora em Tabatinga. Parabenizo especialmente o presidente eleito José Carlos Machado Júnior que é realmente talhado para o cargo com a experiência que tem de ex-presidente da Ajufemg, diretor da Ajufer, ex-candidato a presidente de nossa associação nacional e um grande secretário-geral na atual gestão, tendo como característica principal a maturidade política, o espírito agregador, o comprometimento com a magistratura e a grande capacidade para a atuação político-associativa, trabalhando diuturnamente em defesa de nossa Ajufe", afirmou Wedy.

Metas e bandeiras

A principal bandeira da nova gestão da Ajufemg é garantir a criação de um Tribunal Regional Federal em Minas Gerais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 544), em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê a criação de quatros novos TRFs. Além de Belo Horizonte, a PEC contempla Curitiba (PR), Manaus (AM) e Salvador (BA). "É preciso que todos os mineiros se envolvam nessa luta e estejam comprometidos com a criação do TRF de Minas Gerais", enfatizou o juiz José Carlos, que já solicitou audiências com o novo governador do Estado, Antonio Anastasia; com o senador eleito Aécio Neves (PSDB); e com a representação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Brasília, a fim de aproximar a Associação dos novos parlamentares mineiros eleitos e reeleitos para o Congresso Nacional.

Outro objetivo da nova direção da Ajufemg é instalar e estruturar as novas Varas Federais destinadas a Minas Gerais pela Lei nº 12.011/2009, assim como as novas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais (JEFs) no Estado. A Ajufemg tem atualmente 100 associados e uma das metas da nova diretoria é ampliar esta base.

Agradecimentos

O juiz José Carlos Machado Júnior afirmou, também, que as recentes gestões dos juízes André Prado e Ivanir César Ireno Júnior foram períodos de muito trabalho e empenho na Ajufemg, especialmente em relação à criação de um TRF em Minas Gerais e à defesa das prerrogativas dos colegas. "Cada gestão, cada presidente, ao longo de todos esses anos, tem contribuído para o fortalecimento e engrandecimento da Associação".

O novo presidente da Ajufemg agradeceu aos colegas e associados a confiança e a oportunidade de retornar à Presidência da Associação, e destacou o empenho imediato da nova diretoria em dar início aos trabalhos associativos nos primeiros dias de 2011. José Carlos destacou, ainda, a importância do apoio dos ex-presidentes da Ajufemg André Prado e Ricardo Machado à Chapa "União e Trabalho", que reuniu todas as correntes associativas de Minas Gerais.

Parcerias

A primeira parceria realizada pela nova diretoria mineira foi firmada nessa quinta-feira (28), em Brasília (DF), onde o presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Roberto Veloso, acolheu o pedido da Ajufemg no sentido de ceder a utilização da estrutura de pessoal e instalações de sua regional aos colegas da diretoria da Ajufemg quando estes estiverem em exercício associativo na capital da República.

Confira a composição da nova Diretoria da Ajufemg:

Chapa "União e Trabalho"

Presidente: José Carlos Machado Júnior

Vice-Presidente: José Henrique Guaracy

Vice-Presidente do Interior: Lincoln Rodrigues de Faria

Secretário-geral: Lincoln Pinheiro Costa

Tesoureiro: Cláudia Maria Rezende Neves Guimarães

Diretor de Relações Institucionais: Renato Martins Prates

Diretor de Interesses dos Inativos: Alexandre Ferreira Infante Vieira

Diretor Jurídico: Daniel Carneiro Machado

Diretor Cultural: Cristiane Miranda Botelho

Diretor de Comunicação Social: Hermes Gomes Filho

Diretor de Esportes - Grigório Carlos dos Santos